Pesquisar este blog

domingo, 21 de fevereiro de 2010

Porque Jesus fez um azorrague de cordéis?



(João 2:13) - E estava próxima a páscoa dos judeus, e Jesus subiu a Jerusalém. (João 2:14) - E achou no templo os que vendiam bois, e ovelhas, e pombos, e os cambiadores assentados. (João 2:15) - E tendo feito um azorrague de cordéis, lançou todos fora do templo, também os bois e ovelhas; e espalhou o dinheiro dos cambiadores, e derribou as mesas; (João 2:16) - E disse aos que vendiam pombos: Tirai daqui estes, e não façais da casa de meu Pai casa de venda.



Lendo este trecho de João eu me perguntei o que está passagem tem a ver com o momento atual de nossa igreja ?


Mais antis de responder a essa pergunta vejamos o signicado de azzarrague de cordéis:

azorraguea.zor.ra.guesm 1 Açoite de várias correias trançadas, atadas a um pau, ou de uma correia só, com que os cocheiros tangem as bestas. 2 Castigo, flagelo. Cordéis. Cordel 1. Corda fina. = baraça, baraço, barbante, guita. (Então resumindo Jesus chicotiava com chicote chamado azorrague de cordéis ).


Observando a atitude de Jesus em respeito ao comercio que era feito no templo, podemos perceber que sua reação foi de indignação. Jesus não aprovou aquela situação, tanto que ele expulsou todos os que comercializavam no templo a golpes de chicote; no final Jesus disse: e não façais da casa de meu Pai casa de venda. Então podemos entender que Jesus não aprova comercio dentro da igreja, pois aqueles bois, ovelhas e pombos que ali estavam eram vendidos para os sacrificios que eram praticados no templo naquele tempo. Então será que Jesus aprovaria as praticas usadas em algumas igrejas hoje em dia ? Fica ai a questão, busquemos orientação na palavra do SENHOR, e devemos vigiar e orar sempre.

Mais no final o que vale realmente é andar na verdade; e essa verdade é Jesus nosso salvador, unico mediador entre Deus e o homem, todo o resto é demagogia.

Fiquemos na paz do SENHOR.

27 comentários:

  1. Hoje em dia os seres Humanos vendem CDs e musicas ampolas de água, dentre varias coisas, na verdade as igrejas hoje são umas fontes de renda e comercio inestipulavel, a verdadeira igreja somos nós aqueles que obedecemos a Deus onde estiver dois ou três eu estarei com eles!

    Abraços e parabéns pela perfeita observação!

    ResponderExcluir
  2. Quero deixar aqui também as minhas palavras. As igrejas de hoje estão fazendo da casa do Senhor um comércio. E isso não é nada perto da indisciplina de muitos. A indignação toma conta de nós e sofremos muito pela falta de zelo por parte de algumas pessoas para com a casa do Senhor. Como diz a escritura: 'O zelo pela Tua casa me devora'. Obrigada pelo esclarecimento sobre o que é azorrague de cordéis. Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os pombos significam a venda do Espírito santo, estão vendendo a bênção que foi derramada gratuitamente

      Excluir
  3. Vejo da seguinte forma: verdadeiros adoradores, vendem seus livros, cd's, etc. Para sustentar-se e tambem ao ministério. O que Jesus não permitiu e que foi o motivo de ter trançado um açoite é que eles inflacionavam a fé! Isso mesmo! Aproveitavam-se da necessidade dos judeus de oferecer sacrifícios e aumentavam o valor dos produtos.
    Pela lei de Moisés era permitido aos judeus comprar e vender na área do templo. “Mas, se o local for longe demais e vocês tiverem sido abençoados pelo SENHOR, o seu Deus, e não puderem carregar o dízimo, pois o local escolhido pelo SENHOR para ali pôr o seu Nome é longe demais, troquem o dízimo por prata, e levem a prata ao local que o SENHOR, o seu Deus, tiver escolhido. Com prata comprem o que quiserem: bois, ovelhas, vinho ou outra bebida fermentada, ou qualquer outra coisa que desejarem. Então juntamente com suas famílias comam e alegrem-se ali, na presença do SENHOR, o seu Deus” (Dt 14.24-26).
    O que Jesus confrontou, portanto, não era a venda de animais, mas os cambistas, ou mercadores que inflacionavam o preço dos produtos a serviço da fé! Um judeu lá da cidade de Dã, no norte do país, vendia suas ovelhas e o cereal, porque o caminho era demasiadamente longo, e esperava comprar os mesmos produtos pelo mesmo preço em Jerusalém, mas não podia oferecer o que a Deus pertencia, porque os cambistas aumentavam o preço dos produtos! Alguém que chegava de Roma, de Atenas, do Egito ou da Síria para ofertar ao Senhor tinha que se submeter ao exorbitante preço exigido no comércio local. E Jesus percebeu que os que estavam ali negociando haviam perdido o respeito à fé; queriam apenas enriquecer!
    Muitos usam esse texto para impedir que produtos quaisquer sejam vendidos no templo – suas igrejas -, mas não é disso que trata. Que Deus nos abençoe.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "Muitos usam esse texto para impedir que produtos quaisquer sejam vendidos no templo – suas igrejas -, mas não é disso que trata."

      É disso que se trata sim!
      A Palavra de Deus é bem clara quanto a isso!
      Em nenhum momento,nos quatro evangelhos, diz que Jesus se revoltou por causa dos altos preços. Mas sua revolta era esta: "E disse aos que vendiam pombos: Tirai daqui estes, e não façais da casa de meu Pai casa de VENDA." João 2.16
      Além, de que, em outas passagens (Lucas 19.45; Marcos 11.15; Mateus 21.12) fica claro que Jesus não expulsou somente os que vendiam, mas também os que compravam.
      E quanto a Deuteronômio 14.24-26: "E quando o caminho te for tão comprido que os não possa levar, por estar longe de ti o lugar que escolher o Senhor teu Deus para ali pôr o seu nome, quando o Senhor teu Deus te tiver abençoado;
      Então vende-os, e ata o dinheiro na tua mão, e vai ao lugar que escolher o Senhor teu Deus.
      E aquele dinheiro darás por tudo o que deseja a tua alma, por vacas, e por ovelhas, e por vinho, e por bebida forte, e por tudo o que te pedir a tua alma; come-o ali perante o Senhor teu Deus e alegra-te, tu e a tua casa.". Quando Moisés disse isso, ele não se referira ao templo que futuramente seria construido, mas sim a cidade de Jerusalém, a cidade santa que Deus escolheu para pôr o Seu nome. E lá na CIDADE onde o Senhor escolheu, os fiéis poderiam comprar os animais para o sacrifício, mas esses animais de forma alguma poderiam ser vendidos no templo de Deus, mas sim na cidade, aos arredores do templo.
      A Casa de Deus é casa de Oração, não casa de vendas, sejam de quaisquer espécie.
      "Também os levarei ao meu santo monte, e os festejarei na minha casa de oração; os seus holocaustos e os seus sacrifícios serão aceitos no meu altar; porque a minha casa será chamada casa de oração para todos os povos." Isaías 56.7
      "E disse aos que vendiam pombos: Tirai daqui estes, E NÃO FAÇAIS DA CASA DE MEU PAI CASA DE VENDA". João 2.16
      "E, entrando no templo, começou a explusar todos os que vendiam e compravam,
      Dizendo-lhes: Está escrito: A minha casa é casa de oração; mas vós fizestes dela covil de salteadores."
      Lucas 19.45-46
      Que Deus possa abrir o seu entendimento quanto a isso.

      Excluir
    2. O texto é bem claro, quando Jesus expulsou vendedores e compradores.e afirmou que a casa Dele era casa de adorar, somente.boa explanação Carol.

      Excluir
    3. Muito bla bla bla p explicar..no falo de ti..
      Venda é venda...
      Pessoas q nao qrerem trabalhar...vende...e besteiras....bolos p engordar..salgados p o figado encher
      Trabalham poyco e querem ganhar muito
      Cuidar de idosos..crianças e doentes ninguem quer...e da dinheiro..
      É q a maioria nao tem Deus nem espirito santo..nem a paciência
      Querem andar bem vestidos e cantar no púlpito..p distrair suas mentes
      Ou vender livros de sua autoria..p dizer...best seller....
      Vá p asilos...creches...suipas
      Chega de li
      vros...e cds..vão trabalhar..ter horario...ninguem quer...

      Excluir
    4. Muito bla bla bla p explicar..no falo de ti..
      Venda é venda...
      Pessoas q nao qrerem trabalhar...vende...e besteiras....bolos p engordar..salgados p o figado encher
      Trabalham poyco e querem ganhar muito
      Cuidar de idosos..crianças e doentes ninguem quer...e da dinheiro..
      É q a maioria nao tem Deus nem espirito santo..nem a paciência
      Querem andar bem vestidos e cantar no púlpito..p distrair suas mentes
      Ou vender livros de sua autoria..p dizer...best seller....
      Vá p asilos...creches...suipas
      Chega de li
      vros...e cds..vão trabalhar..ter horario...ninguem quer...

      Excluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. CRISTO QUER CONCERTO NO ALTAR DELE PARA QUE SEJAS PERFEITA A ATUAÇÃO DO ESPIRITO SANTO POIS O VALOR DA BENÇÃO ESTA NA OBEDIÊNCIA , DE DI GRAÇA OQUE RECEBE DOS CÉUS POIS NÃO PODEMOS VENDER A PALAVRA DO SENHOR NEM CD ,DVD , LIVROS .
    COMERCIO NA PORTA DO TEMPLO DEUS NÃO SE AGRADA

    ResponderExcluir
  6. Jesus não chicotiou ninguem , se tivesse acertado alguem teria pecado , ñ se enganem.

    ResponderExcluir
  7. Podemos ir mais alem do natural, quando Jesus fala: a minha casa é chamada casa de oração, mas vós a tendes convertido em covil de ladrões. Vejamos que a nossa vida hoje o nosso corpo é templo de Deus, morada de Deus, isso é: Será que somos ? na casa de Deus existem vários itens de valores, e quando consagramos estes valores não podemos mas ter posse pra uso próprio. Podemos examinar a nós mesmos, será que dentro de nós que dizemos ser casa de Deus não está sendo realizado um comercio espiritual? O que podemos vender dentro da casa do Senhor? ( Respeito, caráter,amor,alegria,fidelidade,fé, temor) e por ái vai uma relação maior que cada um cristão deve analizar-se a si mesmo, valores inegociáveis , muitos estão como Esaú vendendo os seus direitos.Deus falou casa de oração não foi casa de negociação, prostituição,adultérios etc. quando falamos em adultério olhamos logo para quebra de relacionamento conjugal, mas vai muito além, Lembre-se:Nós temos uma aliança com o Senhor, não podemos quebrar, conservamo-nos sempre como casa de oração a santidade em temor e reverencia ao nosso Deus.

    Um abraço à todos que visita este blog.
    Pr, Janiel Lima9 Igreja catedral Bíblica da Fé
    Filal em Jd. Guaratiba. RJ

    ResponderExcluir
  8. Minha mãe teimou pra saber o que era azorrague de córdeis

    ResponderExcluir
  9. Minha mãe teimou pra saber o que era azorrague de cordéis

    ResponderExcluir
  10. Jesus não apoiaria comércio no tempo e apoiaria botar os comerciantes pra fora na porrada

    ResponderExcluir
  11. Bem!!verdade é que Jesus disse do graca recebeis e de graça daí, as pessoas não vão louvar numa comunidade para ganhar almas e não cobrar nada para louvar ao senhor vamos rever nossos valores e nossas identidade.

    ResponderExcluir
  12. Mais parabéns para todos que expressaram seu entendimento.

    ResponderExcluir
  13. "Quem ama o dinheiro jamais dele se farta..."(Ec.5.10).""Se no ouro pus a minha esperança, ou disse ao ouro fino: Tu és a minha esperança;..." (Jó 31.24)."Onde estiver o vosso tesouro, ai estará o vosso coração."(Mt 6.21).Onde ficará o nosso Deus?. O Seu convite é incessante, filho meu, dá-me seu coração.Perém um coração limpo, destituido de riquezas materiais, porque Dele é todo o ouro e toda prata.Deus está acima da criação e a Ele devemos amar com toda força do nosso coração.Não há meio termo Ele é exclusivista,não podemos amar ao mesmo tempo as riquezas e a Deus.Devemos portanto, amar a Deus com toda força do nosso coração e ao próximo como a nós mesmos!Sonda-nos Deus os nossos corações e esquadrinhes nossos átrios, para que possamos ser mais humildes para melhor servi-Lo!

    ResponderExcluir
  14. Eu quero saber se Jesus bateu em alguém na hora que ele expulsou os vendedores?

    ResponderExcluir
  15. Não bateu más lançou todos fora do templo, eles temeiro azorrague de cordéis e espalhou o dinheiro e derribou as mesas.

    ResponderExcluir
  16. Não bateu más lançou todos fora do templo, eles temeiro azorrague de cordéis e espalhou o dinheiro e derribou as mesas.

    ResponderExcluir
  17. Não bateu más lançou todos fora do templo, eles temeiro azorrague de cordéis e espalhou o dinheiro e derribou as mesas.

    ResponderExcluir
  18. Não concordo pombo não não se fica o espírito santo tá tá errado esta entre tentação mas os outros estão tudo certo também estou estudando essa palavra

    ResponderExcluir
  19. Quem falou que viu uma inscrição dessa como pomba foi João por que a visão de Deus é tão límpida é tão profunda que não dá para escrever então João João Batista falou que vão corpo de uma pomba mas não quer dizer que você não é uma pomba entenda a interpretação da Bíblia

    ResponderExcluir
  20. Nada haver seu comentário familiasouzadual. Jesus os expulsou por causa da venda e nao por causa da fé, que eles haviam deixado.

    ResponderExcluir
  21. Fui em uma ocasião (em 2002) a um dos maiores Congressos de uma grande igreja evangélica aqui no Brasil. Vi um monte de barracas ao lado do ginásio e até CD Pirata estavam vendendo. Crente que vende (ou vendia) na minha opinião, é tão pirata quanto. Não sei o que é pior, transformar a Casa do Nosso Senhor em Comércio ou Ponto de Encontro. Há os que defendem aos comerciantes, todavia, os evangelhos são claros com relação ao tema (ver João 2.16). Nos dias atuais, penso que além deste fato, existe o fato de que ir até a Casa de Deus tem se tornado um evento social. Devemos ter uma vida social, não há nada errado nisso. No entanto, me refiro a tornar o local de Adoração a Deus em um "ponto de encontro". Que Deus tenha misericórdia de nós. Que Deus nos proteja, de modo que estejamos sempre no caminho estreito, que nos leva a salvação!

    ResponderExcluir